Descubra a Harmonização

junho 22, 2018

Vinhos e queijos são produtos milenares que parecem terem sido criados um para o outro. Com a chegada do frio, nada é mais acolhedor do que uma  bela mesa de queijos para harmonizar com seus vinhos favoritos, combinando e realçando seus sabores. A Cisper selecionou algumas dicas:

 

  • Os queijos frescos e curados, como a muçarela de búfala, minas frescal, coalho e ricota costumam combinar com vinhos brancos, secos, e de acidez mais elevada. Experimente com vinhos Sauvignon Blanc e Chardonnay.

 

  • Os queijos de média maturação, como o cheddar e prato vão bem com vinhos tintos mais leves e frutados, como o Merlot.

 

  • Os queijos duros e de longa maturação têm sabores mais presentes e complexos, e pedem vinhos encorpados em sua harmonização. Alguns exemplos desse tipo de queijo são o parmesão, pecorino e provolone. Clássicos como o Chianti, Barolo e o Bordeaux são perfeitos nesta combinação, além de espumantes.

 

  • Para os queijos azuis, como a gorgonzola e o roquefort, o mais indicado são vinhos tintos frisantes, vinhos doces como o Porto Vintage, e brancos aromáticos.

 

Mas não esqueça, a beleza e a diversão da harmonização também reside em descobrir as suas próprias combinações. Todos temos paladares diferentes. Arrisque, experimente! Escolha a taça Cisper (http://bit.ly/Cisper_Tacas) que mais combina com o seu vinho e encontre a harmonização perfeita.